9 de dezembro de 2008

O equilíbrio universal e o Criacionismo

Ayalon Órion Cardoso

Gênesis registra que, pelo mais perfeito sistema de controle de qualidade, a obra da criação foi certificada como sendo "muito boa" ( Gênesis 1:31). Paulo usa a palavra grega kalos (Primeira Epístola a Timóteo, 4:4) para se referir à qualidade dos objetos e seres criados, e que no Grego pode ser conceituada como "inerentemente boa sem necessariamente ser benevolente; balanço, proposição" (Spiros Zodhiates) – o bom ligado à beleza e à harmonia que se pode sentir no balanceamento, e alcança a idéia de equilíbrio - aspecto fundamental de um Universo muito bom. Como obra do Criador, nele Deus colocou Ordem e Harmonia num quadro de Grandeza, Energia e Beleza em graus extremos. Uma outra idéia implícita é "acabamento" (completeness em Inglês) que pode ser entendida como "perfeição", contrapondo-se a "evolução", que seria algo em construção. Na verdade, observe-se que há certo grau de aparente entropia, o que contraria também a hipótese evolucionista, Resumindo, é de se considerar a tese de Hermann Schneider (de Heidelberg) sobre "uma origem já devidamente estruturada" do Universo.



Três Conceitos Sobre a Situação do Universo

Os atuais conceitos básicos sobre o estado (e destino) do Universo são:

1. fechado,

2. aberto, e

3. plano ou em equilíbrio.

Fred C. Adams (Universidade de Michigan) e Gregory Laughlin (Universidade da Califórnia, em Berkeley) resumem: "Um Universo fechado é destinado ao colapso sobre si mesmo. Um Universo aberto se expandirá sempre. Um Universo plano oscila entre aqueles" embora com algumas variantes.

As possibilidades dependem da densidade geral, um valor chamado de W o (ômega-zero). Um Universo plano é aquele em perfeito equilíbrio e define-se por W o = 1 (densidade igual a 1). Se W o fosse maior que 1, mesmo que por muito pouco, o Universo conteria tanta massa/energia que sua auto-gravitação impediria a expansão (residual do "Big-Bang") e puxaria tudo de volta a um "Big-Crunch". Se W o fosse menor que 1, o Universo se expandiria "mais rápido que sua velocidade de escape, e continuaria se afastando sempre" em todas as suas partes.

Embora alguns estudos cheguem a apontar para W o o valor 0,2 ou 0,3, "muitos teóricos aceitam um valor exatamente igual a 1". Tal posição parece combinar com a que emana das Escrituras Sagradas. Excluindo-se de consideração a hipótese W o > 1, que caracteriza um Universo fechado, lembre-se que a hipótese de W o < 1, um Universo aberto, está ligada ao "Big-Bang", uma das suposições evolucionistas, com todas as suas derivações, como "inflação" (Guth), ou "steady state" (Burbidge), e dos parâmetros derivados: a "Constante de Hubble" e a "Radiação Cósmica de Fundo", os dois fundamentos da chamada "grande explosão". Portanto, só resta ao criacionista, W o = 1, o que está de acordo com as promessas do Criador - nossas esperanças!

O Dr. Ayalon Órion Cardoso é pesquisador criacionista independente, filiado à Associação Brasileira para o Ensino de Astronomia, criador e coordenador do Núcleo de Estudos Criacionistas na Educação (NECE) sediado em Lavras, MG.

0 comentários: