H. M. Morris
Algumas pessoas têm sido céticas sobre a possibilidade de um crescimento rápido da população antediluviana no decorrer dos cerca de 1.656 anos registrados desde Adão até o Dilúvio. É instrutivo, portanto, fazer alguns cálculos sobre as probabilidades do crescimento populacional, como segue:
Suponhamos que a Terra tivesse uma população inicial de duas pessoas, prontas para assumir suas responsabilidades de marido e mulher e portanto como pais. Suponhamos também, que o número médio de filhos por família (crescendo até a maturidade e ao casamento) fosse 2c, sendo c meninos e c meninas. Na primeira geração seguinte haveria c famílias, com 2c pessoas, e mais as primeiras duas ainda supostamente vivas. Na segunda geração, na mesma base, haveria c x 2c ou 2c2 pessoas. Na terceira geração 2c3 e assim por diante. O número total de pessoas no fim de n gerações, supondo não ter havido falecimentos, poderia ser calculado pela soma dos termos da série:
Sn=2+2c+2c2+2c3+... 2cn
A soma Sn pode ser calculada, mais facilmente pela expressão obtida do estudo das séries e sucessões, a partir das considerações anteriores:
Sn=2(cn+1-1) / c-1
Levando em conta os falecimentos a partir da primeira geração, e supondo que o intervalo médio de vida possa ser representado por x gerações, as pessoas que já teriam falecido por ocasião da nésima geração seriam as que estivessem na (n-x)ésima geração ou antes, somando então o valor
Sn-x=2(cn-x+1-1) / c-1
A população total por ocasião da nésima geração seria então a diferença entre Sn e S(n-x), que após se efetuar os cálculos, daria:
Pn= {2/c-1} (cn-x+1)(cx-1)
A partir dos dados constantes do livro de Gênesis, para o cálculo da população por ocasião do dilúvio poderiam ser fixadas de forma bastante conservadora os valores c=3, x=5 e n=16,56, correspondentes a uma família média com 6 filhos, geração média com 100 anos, e um intervalo médio de vida de 500 anos.
Com base nesses dados a população mundial por ocasião do dilúvio (cerca de 1656 anos após Adão) teria atingido cerca de 235 milhões de pessoas, estimativa esta bastante conservadora.
Evidentemente, outros valores médios poderiam ser fixados, e os resultados seriam diferentes. Entretanto, como primeira aproximação o valor obtido acima apresenta uma ordem de grandeza ilustrativa.
0 comentários:
Postar um comentário