Michael G. Hasel
Uma antiga pedra de basalto, na forma de uma chapa, descoberta casualmente no dia 21 de julho de 1993, tornou-se uma das inscrições mais importantes, encontradas na história da arqueologia bíblica.
Desde aproximadamente o ano 850 a.C., essa pedra permaneceu escondida. Ela foi usada várias vezes como pedra angular em um muro fora da área do portão da cidade bíblica de Dá (moderna Tel Dá ou Teli elQadi). 1
O extraordinário texto gravado nesse fragmento de pedra lisa, menciona pela primeira vez a “Casa de Davi”, título usado para o nome dinástico de Judá. Além disso, é o único texto encontrado na Palestina, que se refere ao “rei de Israel”.2
Antes dessa descoberta, nenhuma evidência escrita, fora da Bíblia, havia sido encontrada provando a existência do Rei Davi ou o Estado de Judá. Isto havia levado alguns eruditos a rejeitarem, em anos recentes, a historicidade dos relatos da monarquia unida, e mesmo a dividida, anterior ao exílio em Babilônia (I e II Samuel; 1 e II Reis, e 1 e II Crônicas). Esses eruditos sustentavam que a Bíblia não tinha sido escrita antes do segundo século a.C., ou durante o período persa, e que esses primeiros relatos sobre Saul, Davi e Salomão eram tentativas fictícias para estabelecer a identidade judaica.3
A inscrição referente a Dá, em julho de 1993, entretanto, reafirma a historicidade do período davídico na história de Israel. A pedra, encontrada em seu contexto e datada do ano 850 a.C., está escrita em aramaico antigo. Com base na paleografia, pode ser datada independentemente para o mesmo período.
Avraham Biran, diretor das escavações do Tel de Dá, e Joseph Naveh, paleógrafo da Universidade Hebraica de Jerusalém, reconhecido mundialmente, publicou a tradução original da inscrição da cidade de Dá. A tradução do fragmento foi publicada da seguinte maneira:4
1.
2... .meu pai subiu
3. . . . e meu pai morreu, ele foi para [sua sorte... Is-]
4. rael, anteriormente na terra de meu pai...
5. E [lutei contra Israel?] e Hadade foi em minha frente...
6... .meu rei. E eu matei [os X soldados de guerra, car-]
7. ros de guerra e 2.000 cavaleiros...
8. o rei de Israel. E [eu] matei [...o re-]
~. i da Casa de Davi. E pus...
10. sua terra...
11. outro... [...go-]
12. vemou sobre Is[rael...]
13. sitio sobre...
Biran e Naveh sugerem que esse relato possa representar a guerra entre o rei de Ará e Israel descrita em 1 Reis 15:16-22 (II Crôn. 16:l-6).5 Entretanto, a natureza fragmentária da inscrição da pedra de Dá não nos permite uma conclusão absolutamente segura. O significado desse texto é que tanto a “Casa de Davi” como o “rei de Israel” são mencionados pela primeira vez numa inscrição encontrada na Palestina.
Incidentalmente, André Lemaire, paleógrafo francês de renome internacional, reconstituiu recentemente uma parte do fragmento da pedra de Mesba (cerca de 840-830 a.C.) que, segundo ele, diz “Ca(s)de (Da)vi”.6
A inscrição da cidade de Dá confirma e lança luz sobre a importância dessa principal cidade do reino do norte e seu relacionamento com as nações vizinhas, e também provê a primeira evidência extra-bíblica do Estado de Israel e de Judá durante a monarquia dividida.
Ao passo que arqueólogos em Israel despendem muito tempo e esforço, durante longos anos, fazendo escavações e explorando regiões e áreas (o Tel de Dá tem sido explorado por 27 anos), o material escrito é extremamente raro. Além disso, muitas dessas descobertas são feitas por acaso. A inscrição de Dá não foi exceção. Foi encontrada como um fragmento fora de contexto e usada novamente em um muro. Seu grande significado, porém, ajudará o futuro da ciência da crítica bíblica e nossa compreensão da dividida monarquia de Israel.
Referencias:
1. Avraham e Biran e Joseph Naveh, “An Aramaje Steie Fragmení From Tel Dã”, Israel Explorahon Journal 43 (1993): 81-98.
2.Ibid.. pág. 93.
3. Phi!ip R. Davies, lo Search of “Anuiem Israel Journal for the Studv of the Old Testament Supplemení Series 148 (Sheifield: Aradenziu Press, 1992). Ver meu resumo em Aodrews Uoirersitv Senzinorv Studies.
4. Ver Biran e Naveh. págs. 90-94, como comentário da tradução.
5. lbid., págs. 95-98.
6. Ele fundamenta sua reconstrução, em grande
parte, na evidência da inscrição do Tel de
Dã. Ver André Lemaire. ~House of David’
Restored in Moabite Inscription”, Bibijual
Archaeology Review 20/3 (1994): 31-27.
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