9 de dezembro de 2008

A Casa de Davi

Michael G. Hasel

Uma antiga pedra de basalto, na forma de uma chapa, descoberta casualmente no dia 21 de julho de 1993, tornou-se uma das inscrições mais importantes, encontradas na história da arqueologia bíblica.

Desde aproximadamente o ano 850 a.C., essa pedra permaneceu escondi­da. Ela foi usada várias vezes como pedra angular em um muro fora da área do portão da cidade bíblica de Dá (moderna Tel Dá ou Teli elQadi). 1

O extraordinário texto gravado nesse fragmento de pedra lisa, menciona pela primeira vez a “Casa de Davi”, título usado para o nome dinástico de Judá. Além disso, é o único texto encontrado na Palestina, que se refere ao “rei de Israel”.2

Antes dessa descoberta, nenhuma evidência escrita, fora da Bíblia, havia sido encontrada provando a existência do Rei Davi ou o Estado de Judá. Isto havia levado alguns eruditos a rejeitarem, em anos recentes, a historicidade dos relatos da monarquia unida, e mesmo a dividida, anterior ao exílio em Babilônia (I e II Samuel; 1 e II Reis, e 1 e II Crônicas). Esses eruditos sustentavam que a Bíblia não tinha sido escrita antes do segundo século a.C., ou du­rante o período persa, e que esses primeiros relatos sobre Saul, Davi e Salomão eram tentativas fictícias para estabelecer a identidade judaica.3

A inscrição referente a Dá, em julho de 1993, entretanto, reafirma a historicidade do período davídico na história de Israel. A pedra, encontrada em seu contexto e datada do ano 850 a.C., está escrita em aramaico antigo. Com base na paleografia, pode ser da­tada independentemente para o mesmo período.

Avraham Biran, diretor das escavações do Tel de Dá, e Joseph Naveh, paleógrafo da Universidade Hebraica de Jerusalém, reconhecido mundial­mente, publicou a tradução original da inscrição da cidade de Dá. A tradução do fragmento foi publicada da seguinte maneira:4

1.

2... .meu pai subiu

3. . . . e meu pai morreu, ele foi para [sua sorte... Is-]

4. rael, anteriormente na terra de meu pai...

5. E [lutei contra Israel?] e Hadade foi em minha frente...

6... .meu rei. E eu matei [os X sol­dados de guerra, car-]

7. ros de guerra e 2.000 cavalei­ros...

8. o rei de Israel. E [eu] matei [...o re-]

~. i da Casa de Davi. E pus...

10. sua terra...

11. outro... [...go-]

12. vemou sobre Is[rael...]

13. sitio sobre...

Biran e Naveh sugerem que esse re­lato possa representar a guerra entre o rei de Ará e Israel descrita em 1 Reis 15:16-22 (II Crôn. 16:l-6).5 Entretanto, a natureza fragmentária da inscrição da pedra de Dá não nos permite uma conclusão absolutamente segura. O significado desse texto é que tanto a “Casa de Davi” como o “rei de Israel” são mencionados pela primeira vez numa inscrição encontrada na Palestina.

Incidentalmente, André Lemaire, paleógrafo francês de renome interna­cional, reconstituiu recentemente uma parte do fragmento da pedra de Mesba (cerca de 840-830 a.C.) que, segundo ele, diz “Ca(s)de (Da)vi”.6

A inscrição da cidade de Dá confirma e lança luz sobre a importância dessa principal cidade do reino do norte e seu relacionamento com as nações vizinhas, e também provê a primeira evidência extra-bíblica do Esta­do de Israel e de Judá durante a monarquia dividida.

Ao passo que arqueólogos em Israel despendem muito tempo e esforço, durante longos anos, fazendo escavações e explorando regiões e áreas (o Tel de Dá tem sido explora­do por 27 anos), o material escrito é extremamente raro. Além disso, muitas dessas descobertas são feitas por acaso. A inscrição de Dá não foi exceção. Foi encontrada como um fragmento fora de contexto e usada nova­mente em um muro. Seu grande significado, porém, ajudará o futuro da ciência da crítica bíblica e nossa compreensão da dividida monarquia de Israel.





Referencias:



1. Avraham e Biran e Joseph Naveh, “An Ara­maje Steie Fragmení From Tel Dã”, Israel Explorahon Journal 43 (1993): 81-98.

2.Ibid.. pág. 93.

3. Phi!ip R. Davies, lo Search of “Anuiem Is­rael Journal for the Studv of the Old Testa­ment Supplemení Series 148 (Sheifield: Ara­denziu Press, 1992). Ver meu resumo em Ao­drews Uoirersitv Senzinorv Studies.

4. Ver Biran e Naveh. págs. 90-94, como co­mentário da tradução.

5. lbid., págs. 95-98.

6. Ele fundamenta sua reconstrução, em grande

parte, na evidência da inscrição do Tel de

Dã. Ver André Lemaire. ~House of David’

Restored in Moabite Inscription”, Bibijual

Archaeology Review 20/3 (1994): 31-27.


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